Instituição

O Hospital Regional de Palmitos é uma instituição resultante da incorporação de duas entidades:

Sociedade Hospitalar e Beneficente Divina Providência – fundada em 28 de novembro de 1953 por um grupo de imigrantes italianos e católicos.

Sociedade Assistencial e Hospitalar Palmitos – fundada em 1º de junho de 1947 por imigrantes alemães e evangélicos.

Durante mais de uma década, idealizadores trabalharam em prol da unificação destas duas entidades, que traziam em sua origem traços que marcaram por anos sua identidade.

As duas instituições eram caracterizadas por divisões étnicas e culturais, porém muito semelhantes em sua estrutura funcional. Sendo assim, no desanimador cenário da saúde da época, manter duas instituições hospitalares de pequeno porte tornara-se um desafio muito maior do que o enfrentado para concretizar a sua união.

Com o objetivo de otimizar a estrutura física / funcional e recursos humanos disponíveis nas duas entidades, promovendo a estruturação de um único e sólido hospital de médio porte, no dia 1º de agosto de 2007, fora oficializada a incorporação da Sociedade Hospitalar e Beneficente Divina Providência à Sociedade Assistencial e Hospitalar Palmitos, deixando para trás diferenças e divisões, unindo as duas instituições e iniciando a partir desta data a construção de uma nova história.

A nova entidade, então denominada Hospital Regional de Palmitos, surgiu no intuito de regionalizar a saúde no município de Palmitos, dando suporte aos municípios circunvizinhos, em especial os que compõem a 29ª SDR, atendendo nas clínicas básicas e sendo ainda referência em Psiquiatria para mais de 50 municípios da região Oeste e Extremo Oeste do Estado.

Diretoria 2007/2009:
Presidente: Iluí Walter
Vice-presidente: Beloni Inácio Decker
Secretário: Odanor Ernesto Tombini
Vice-secretário: Roberto Henrique Wunsch
Tesoureiro: Ruben Fritz Prass
Vice-tesoureiro: Dair Jocely Enge
Primeiro suplente: José Satori
Segundo suplente: Hildemar Joacir Friedrich
Terceiro suplente: Ari Erni Dutel

Conselho fiscal
Titulares:
Walmor Ertel
Renato Grunevald
Adilson Stefeni
Valdir Tombini
Nilson Rigoni

Suplentes:
Cristiano André Valdameri
Roseli Maria Bernardi Reinheimer
Adriane Terezinha Erkmann Augustin